Como começar na programação
Aqui vai minha dica de como começar na programação. Antes eu não gostava muito de falar sobre isso, porque eu pensava sobre concorrencia e se eu falasse eu só ia aumentar a dificuldades de conseguir um emprego na área. Todo mundo hoje fala sobre programação como se fosse a fuga para um emprego perfeito onde é possível enriquecer e ser livre, e de fato tudo isso é verdade, mas se for para olhar dessa forma existem muitas outras profissões que é possível enriquecer e ser livre. Então acho melhor iniciar a leitura deste artigo sabendo que se programação não for do seu interesse, tá tudo bem, existem outros caminhos!
Hoje eu já escrevo com outra cabeça, pois como eu to tocando um projeto de refatoração do sistema principal de uma fintech eu percebo que ta é faltando programador no mercado, ou melhor, PROGRAMADOR BOM no mercado. Provavelmente isso se deve ao fato de que anos átras os programadores foram tratados como rei por qualquer empresa e hoje a gente paga o preço do comodismo gerado em alguns programadores por serem os unicos conhecedores dos sistemas que desenvolveram sem seguir padrões (geralmente nem eles sabem como o sistema funciona). Aqui já possível perceber uma falha, pois por definição programar é justamente configurar um conjunto de padrões para serem executados em uma determinada rotina.
Antes de começar de verdade o tópico abordado nesse artigo, vou antes apresentar sobre os conceitos bem básicos e recomendar algumas leituras e atividades, também vou direcionar o aprendizado deste tópico para desenvolvimento web, desde a infrastrturua de uma aplicação até o seu website.
O que é programação e como ela pode mudar a vida de alguém?
"Não se pode encontrar a solução de um problema, usando a mesma consciência que criou o problema. É preciso elevar sua consciência."
- Albert Einstein
A programação é um termo pejorativo para profissões relacionadas ao desenvolvimento de software, quando eu digo relacionadas, é dando ênfase que não necessariamente precisa-se ter conhecimento sobre como programar e algumas peculiaridades que envolvem essa área. Portanto, é necessário primeiro apresentarmos um pouco do contexto em que um programador pode ser inserido, apresentando o conceito de software.
Software
Um software nada mais é que um problema que pode ser resolvido com um computador.
- Aaaa beleza, mas o que é um computador?
Um computador nada mais é que uma máquina de cálculos binários.
- Aaa então todo resolução de um problema é um software?
Não, para ser considerado um software o problema tem que ser resolvido com um conjunto de rotinas que serão executadas pelo computador.
- E um computador? O que significa cálculos binários?
Cálculos binários são calculos realizados utilizando apenas dois valores, no caso de um computador ele costuma usar apenas 0 e 1.
- Ta mas como isso vai me fazer programar?
Queria deixar esse ponto claro, pois quando tu começares a programar de fato nada disso vai parecer importar de fato, porém é sempre bom lembrar que estamos lidando com problemas relacionados com operações com dois valores, portanto sempre vai ter um jeito melhor e mais simles de fazer as coisas.
O que um programador faz?
Um programador é o profissional responsável por inserir linhas de códigos em um sistema, então ele é basicamente o responsável por passar instruções para um computador. Para que essas instruções sejam entendidas pelo computador é preciso que o uso de uma linguagem em comum.
Falando assim parece muito abstrato, e, com certeza não fica tão claro como deveria, então a maioria dessas instruções seguem algumas regras afim de organizar e armazenar as informações presentes, para que possamos assim gerenciar os recursos que serão utilizados pelo computador.
Um detalhe interessante é que tudo isso é baseado em estudos, o que faz este campo está em constante evolução, e inclusive neste momento existem diversas pessoas publicando artigos e papers sobre novas formas de resolver antigos problemas. Por isso que dizem que programador é como um médico, pois o tempo todo ele precisa estar estudando e aplicando seus estudos.
Qualidades de um bom programador
Agora que sabemos o que um programador faz, naturalmente percebemos que sua função na sociedade é resolver problemas, e para isso ele precisa ter muito conhecimento sobre o problema, quem são seus atores e quem serão os beneficiados com a sua solução. É justamente a capacidade de entender isso e aplicar que diferencia um bom programador de um mediocre.
Tendo conhecimento sobre esse contexto geral, acredito que já possível passar para os primeiros exercicios que serão responsáveis por moldar o seu conhecimento em programação, portanto agora é justamente o momento em que a maioria das pessoas desiste, e quem continua consegue um lugar de destaque e consegue alcançar seus objetivos. Por isso, recomendo que o estudo nesses dois
Primeiros passos
Dito isto, podemos extrair alguns tópicos cruciais para começar o desenvolvimento. Entretanto, o primeiro desenvolvimento será o de uma rotina de estudos para se preparar para desenvolver o seu primeiro software.
Vou separar aqui três tópicos que vou me aprofundar em outros posts, pois a finalidade é passar exercicios práticos que já devem ser utilizados como portfólio para apresentar o trabalho de vocês, e permitir assim que vocês entrem no mercado ou consigam seus primeiros clientes através da apresentação desses projetos. Os tópicos a seguir são imprescindíveis para qualquer programador, então recomendo fortemente o estudo.
Os 3 tópicos e próximos posts serão:
1. Algoritmos (Conjunto de instruções)
2. Linguagem de programação (Linguagem em comum)
3. Estruturas de dados (Possíveis formas de resolver)